Atendimento Clínico

Esclarecendo duvidas frequentes sobre como é o trabalho do psicólogo, em que linha ou abordagem atende e qual a diferença do trabalho com a psiquiatria, pensamos ser de grande valia responder como se estivessemos diante a esta pergunta em consultório. Pedimos para que imagine um guarda-chuva…Chamaremos este guarda-chuva de psicologia.

Embaixo dele estão os diferentes nomes que você ouviu dizer(em consultório costumamos mencionar o que é trazido na pergunta) .

Partindo dos mais frequentes: terapia comportamental, freudiana, psicanálise, sistemica, junguiana, são nomes que se referem a métodos, técnicas e teorias. As teorias são estudadas no curso de psicologia ou em cursos especificos profissionalizantes, sendo optativo ao profissional seguir estudando e aprimorando a teoria de sua preferência ao longo da carreira, porém todas tem em comum o trato das emoções e do comportamento apresentado nas relações interpessoais, a grosso modo.

Portanto, diferente da procura por um medico cardiologista, por exemplo, do qual espera-se que na consulta trate questões relacionadas ao funcionamento do coração( porque o paciente que agenda consulta dentro de uma especialidade médica esta mais confortável diante do caminho que ira percorrer.), devido a familiaridade com os nomes conhecidos tais como: consulta, médico, nome do órgão do corpo ou do possivel local da dor, maior clareza do mal que o aflige, hospital, remédios, exames, dentre outras possibilidades pensadas como administraveis pode gerar este tipo de duvida.

Ao marcar a consulta com um profissinal da area de psicologia, não esta familiarizado com o procedimento, e não associa o profissional aos nomes familiares como hospital, local da dor, exames, além de muitas vezes o acompanhar a ideia de que psicologia, psicólogo, terapia, psiquiatra, enfim os nomes que ouvem dizer serem de coisas para quem “tem problema”, “coisas de doido”, “para loucos e fracassados”.

Neste momento, em que a imagem do guarda-chuva já acolhe esta pequena parte do caminho, começa o início de uma possibilidade de conversa, onde dizemos que embaixo do guarda-chuva cabe o que precisamos para nos proteger da chuva, e que gostaríamos de entender o que significa ser louco, fracassado ou sofredor numa sociedade que nos pede o contrario a todo momento?

Então dentro do pensar costumamos explicar que é desta forma que trabalhamos, e ao ouvir, falar, comunicar objetivando um dialogo, este pensar seria o “cabo” do guarda-chuva onde contempla as diversas formas que se ouve falar (geralmente um nome citado é o de Freud), psicanálise, terapia comportamental, estão na intenção de compreender as emoções e os comportamentos assim como o cardiologista esta para compreender como funciona o coração ou o oftalmologista nossa acuidade visual – clareza de nossa visão.

Alguns psiquiatras trabalham com processos de acompanhamento terapeutico além de ministrarem medicações, a diferença entre o trabalho do médico psiquiatra a grosso modo é a de que ele realiza intervenção medicamentosa e os psicólogos não podem prescrever medicamentos. Em acompanhamento de internações o trabalho quando conjunto costuma ser assistido pelo psicólogo e o médico psiquiatra acompanha a assistência medicamentosa.

Dentro das diversas teorias psicanalítica, analítica, comportamental, a diferença para o trabalho esta na metodologia adotada pelo profissional, e na primeira sessão acreditamos que é possivel ou deveria ser o paciente observar o que avalia do trabalho que esta sendo oferecido e apresentado.

Os profissionais de nossa equipe, seguem de base a teoria da psicologia analítica formulada pelo psiquiatra suiço Carl Gustav Jung (26/07/1875 – 06/06/1961) o que significa que, para além do conhecemento a cerca das demais teorias, as utilizamos de acordo com a necessidade do paciente, objetivando a conduta que melhor atenda sua procura pelo tratamento. Uma singularidade dentro da abordagem analítica são técnicas que propiciam o trabalho com imagens trabalhadas ao longo do processo terapeutico, através de relato sobre sonhos, ou de registros durante as sessões com papéis, uso de caixa de areia e outros instrumentos.

Sessões de Terapia

Agendadas de acordo com a necessidade apresentada, geralmente horarios semanais com duração de 1h por encontro. Cobrado o honorario que é combinado entre o paciente ou responsáveis no caso do paciente ter menos de 18 anos e o profissional no primeiro contato que ocorre para escuta do motivo da procura e apresentação do profissional.

* Horarios disponiveis para agendamento 24 h de segunda a sábado. Intuito de auxliar profissionais que trabalham em plantao. Consulte-nos!

Sessões ludicas para gestantes

Encontro quinzenais, com atividades que propiciam elucidar o recebimento desta nova vida.

A hora do conto atendimentos individuais ou familiares

Encontro quinzenais com contação de história que visam a participação interativa entre os participantes e o tema apresentado de forma a desenvolver  perspectivas diferentes de compreensão com auxilio frequente de materiais expressivos, como telas, cartolinas, guaches e recorte/colagem.

Atendimento Corporativo

Levantamento de perfis profissionais, com intuito de melhor posicionamento do perfil do candidato ao perfil da vaga disponibilizada pelo contratante visando otimização de tempo e estabilidade no turnover.

Consulte para horários personalizados e em caso de necessidade atendimento in company.

O atendimento in company também está disponível para contratos associativos onde a empresa dispõe de dias personalizados para oferecer suporte psicológico para seus colaboradores tornando-se conveniada a Psimetria, consulte para orçamento.

Disponibilizamos para atendermos a demanda atual ocasionada pela pandemia o pacote de acolhimento dos efeitos psicológicos gerados tanto pela Covid 19, quanto pelo impacto pandêmico de trabalhos em home office.

Programa:

A HUMANIZAÇÃO AO RETORNO DO TRABALHO PÓS PANDEMIA

A conexão entre o empresário e seus colaboradores e a necessidade de se conectar pelo bem estar interno e de suas famílias.

Estamos nos deparando com a angústia gerada pela locomoção entre a residência e o estabelecimento comercial como também na qualidade dos serviços desenvolvidos em home office devido a alteração relacionada a administração de tempo para um bom desenvolvimento de tarefas.

A saúde mental em tempos de pandemia e isolamento social tem levado um grande sofrimento há um número expressivo de brasileiros. Estamos falando dos efeitos emocionais como ansiedade, pânico, depressão, queda na produtividade entre outros transtornos ocasionados pelas circunstâncias adversas diante dos acontecimentos atuais e em grande parte ausência de informações confiáveis que podem gerar altos níveis de absenteísmo para as organizações. Em tempos de incerteza e com o medo instaurado muitos profissionais no retorno ao trabalho se defrontam com uma nova perspectiva de convívio em paralelo com as dores causadas por esse atípico momento que incluem a dinâmica no convívio em ambiente familiar.

O que fazer para que seus colaboradores possam continuar exercendo suas funções lidando com os infortúnios causados pela pandemia?

Disponibilizamos a sua empresa um trabalho voltado para o compartilhamento das experiências em grupos com os colaboradores, através de uma amplitude de conhecimentos atualizados na área da saúde e produtividade com a troca de vivência, de interação com o outro e de informações fidedignas com o objetivo em restabelecer uma perspectiva de vida mais equilibrada. Diante disso facilitando um melhor bem estar dos colaboradores e familiares (que podem ser incluídos no programa), podendo assim manter também o bem estar em sua empresa, afinal sua empresa é feita de pessoas com suas famílias e essas precisam também ser emocionalmente acolhidas e ouvidas.

 Diante disso oferecemos o trabalho online de escuta psicológica, tendo como foco desenvolver uma pesquisa de clima organizacional e atuar na melhoria constante necessária para baixa de turnover decorrente desta fase imposta pela pandemia minimizando desajustes comportamentais.

Se for necessário levantamento e esclarecimento de dúvidas aos empregadores relacionados a contratos e leis trabalhistas desenvolvemos de acordo a necessidade de sua empresa com consultoria especializada.

Plano de desenvolvimento:

Números de colaboradores por vivência em grupo: 15 pessoas.
Número de familiares por vivência em grupo: 15 pessoas (grupos opcionais).
Acompanhados por 2 analistas.
Tempo do encontro: 2 horas semanais.
Investimento por colaborador: A combinar.
Devolutiva de informação com os contratantes: Mensal com duração de 2 horas.
Duração do processo: mínima 3 meses Infraestrutura: Dispositivos tecnológicos para conferência remota com boa qualidade de internet.

Fale agora com nosso especialista para agendar seu atendimento

Vamos ouvi-lo, compreender seu problema em questão e sugerir um tratamento adequado para você ficar bem.

Open chat
Olá, bem vindo(a) Psimetria